Aconteceu a primeira reunião de planejamento do Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER, Programa do Banco do Nordeste que será executado em Açailândia.
A reunião aconteceu no SEBRAE de Açailândia, entre representantes do Banco do Nordeste, do SEBRAE, da Associação Comercial e Industrial de Açailândia e da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, para discutir sobre a execução do programa PRODETER no município.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Açailândia, Dr. Marcelo Santana, "esse programa promete potencializar a competitividade de uma determinada atividade empresarial, junto com a construção e implementação de um plano de ação para que, essas empresas possam ter capacidade para fazer financiamento de projetos, através do Banco do Nordeste, que será o parceiro executor do programa PRODETER", disse Marcelo.
Assim, estará fortalecendo todas as cadeias de atividades priorizadas nessa primeira reunião entre o Centro Empresarial de Açailândia, SEBRAE, Banco do Nordeste e Secretária Municipal de Indústria e Comércio que decidiram pelo ramo de "Autopeças".
O Dr. Marcelo destaca ainda “a promoção e financiamento integrado disponibilizados às empresas de Autopeças, como ficou definido em reunião, para que o empresário que assim escolher o ramo de Autopeças, possa obter sucesso, é o que espera o Centro Empresarial”, finaliza o presidente Marcelo.
Breno Soeiro, Gerente Regional do SEBRAE de Açailândia, destaca que o SEBRAE já é parceiro do Banco do Nordeste em outra cadeia que é o Agronegócio. Agora o Banco do Nordeste está com o Programa PRODETER Urbano, esse programa vem justamente para desenvolver o segmento de Autopeças, como foi decidido em reunião entre os parceiros SEBRAE, Associação Comercial e Industrial e Prefeitura através da Secretaria de Indústria e Comércio. Com isso, estas empresas terão mais competitividade, elas também terão mais disponibilidade de crédito junto ao Banco do Nordeste.
Essa junção de entidades vem fortalecer ainda mais esse segmento de Autopeças as empresas que já existem, bem como abrir oportunidades para novas empresas possam ser criadas durante a execução do programa PRODETER.
Essas entidades serão importantes na execução desse projeto cada uma dentro das suas possibilidades, o Banco do Nordeste com sua linha de crédito fomentando essa cadeia, a prefeitura através da Secretaria de Indústria e Comércio com as políticas públicas necessárias, a Associação Comercial é muito forte com a questão do associativismo que será muito importante nesse processo e o SEBRAE entra com sua expertise que é o empreendedorismo, com capacitações e consultorias, é com essa junção que iremos conseguir realizar um trabalho bem proveitoso e que dentro do ciclo PRODETER possamos colher frutos positivos.
Para Claudenir Viegas, Secretário de Indústria e Comércio de Açailândia, “o Programa PRODETER será muito importante para o desenvolvimento do comércio local, principalmente da cadeia de Autopeças, segmento escolhido entre as entidades parceiras do PRODETER em Açailândia”, disse Viegas.
"Em nome da prefeitura de Açailândia, nos colocamos à inteira disposição do Programa PRODETER e das empresas de Autopeças para contribuirmos dentro daquilo que estiver ao nosso alcance, estaremos a disposição para contribuir com o desenvolvimento do município. Esse programa será muito importante para o desenvolvimento de Açailândia", finaliza o secretário.
Gustavo de Lira Teixeira, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, O Programa PRODETER Urbano, foi apresentado para as autoridades que serão parceiros no desenvolvimento do programa no município de Açailândia, em uma reunião que aconteceu no SEBRAE Açailândia.
Galeria de Fotos