No último dia 17, aconteceu uma reunião de trabalho do Comitê Covid-19 com a participação do Centro Empresarial de Açailândia, Procuradoria do Município, Conselho de Pastores, representante das Academias, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria da Saúde, Assessoria Jurídica, Vigilância Sanitária, Atenção Básica e outros setores ligados a Secretaria de Saúde, para discutir a prevenção da contaminação do Covid-19 e o funcionamento do comércio de Açailândia.`

O Centro Empresarial foi representado pela presidente da ACIA, Geovana Gomes, e o Vice Presidente, Isnarde Leal. A reunião foi presidida pelo Secretário Municipal de Saúde, Linderval de Moura, que relatou a atual situação da saúde, relacionada à pandemia devido à Covid-19 em nosso município. 

Entre opiniões e sugestões, o CEA defende a abertura do comércio, por entender que não há aglomeração de pessoas e que as empresas estão contribuindo para diminuir a contaminação conforme as exigências da OMS – Organização Mundial da Saúde e o Decreto municipal atual vigente. Foi sugerido que seja mantido o funcionamento do comércio da forma do atual Decreto, ou seja, o comércio não essencial até às 13 horas.

Entre outros assuntos, foi discutida a situação de como está sendo os procedimentos após o diagnóstico com resultados positivo da covid-19 com relação ao tratamento das pessoas. O  Centro Empresarial sugere e defende  a distribuição  da medicação para COVID-19 na fase  inicial dos sintomas para que assim o paciente não precise ser hospitalizado, evitando um possível colapso na saúde pública e mortes prematuras.